quinta-feira, 7 de maio de 2009

The memory remains

Mais algumas fotos da IRW Coimbra...
Ah, já que o meu pai perguntou e eu achei que mais alguém pudesse ter interesse em saber, aqui vai uma explicação da tradição da "Queima das Fitas":

A tradição de queimar as fitas remonta à década de 50 do século XIX. Há notícias desta época em que, Segundo Eduardo Proença-Mamede, "grupos de estudantes que, vendo-se passados nos exames do 4º. Ano, se juntavam por faculdade à Porta Férrea e faziam um cortejo até ao Largo da Feira e aí as fitas tinham um fim: eram queimadas numa pequena cova no chão onde ardia um pequeno fogo".

Mais tarde vieram as "festas do ponto" (latadas de fins do século XIX), nos Centenários que entre 1880 e 1898 homenageavam diversas figuras e factos, no Centenário da Sebenta e Enterro do Grau.

O acto de queimar as fitas é anterior à própria festa da Queima das Fitas. As "festas do ponto" serviam para assinalar o final do ano lectivo e a emancipação dos caloiros.

O primeiro acto conhecido das festas ligadas à Queima das Fitas, já com um programa estruturado, é de 1901. Nesse ano, em finais de Maio, os estudantes do IV ano jurídico organizaram um cortejo com cerca de 20 carros motorizados e a cavalo, enfeitados com flores e festões de murta. O cortejo levou cerca de hora e meia a percorrer o trajecto desde o Largo da Universidade até à Baixa. Os caloiros seguiam no cortejo amarrados por fitas vermelhas e com várias latas atadas com fios onde os doutores batiam com as bengalas.

Malta da IRW nas escadas "monumentais"

Biblioteca muito gira, toda em madeira e ouro (do Brasil, óbvio)

Vista do Rio Mondego
Trainees @Portugal: Piotr, eu, Melina, Pedro, André, Qadir, Magda

"Somewhere over the rainbow..."

Farofada Internacional no Parque

Jantar de sábado e a malta da @Faro reunida: eu, Theo, Pedro e Melina

Margarida (Hermione), Pedro e eu

Jardim da Sereia

Cortejo da "Queima das Fitas"


IRW Coimbra: Sérgio (Coimbra), Issam (Argélia), Kate (Macedônia), eu, Pedro, Theo, Melina e Eduardo (Brasil-sil-sil-sil)

3 comentários:

laura disse...

lú wikipedia.

adorei. em especial o carro com as pernas engraçadas e o urso gigante.

bjos

Pai disse...

Luluca
Obrigado pela explicação. Realmente é algo bem estranho. Achei incrivel o urso e o jardim das sereias. As fotos estão muito legais.
Beijos

mãe disse...

Oi, amada!
Adorei as fotos. Imagino como deve ter sido divertida essa confraternização.
MIL BEIJOS!!!!!!!!!!