Só tenho um comentário a fazer: BUÉ DE FIXE, PÁ!
A viagem Faro - Coimbra foi bué cansativa, a volta foi pior ainda, mas valeu MUITO, foi definitivamente uma das melhores IRW. Eu sei que cada vez que eu volto de uma IRW digo que foi a MELHOR, mas na verdade todas têm seus pontos positivos e negativos, mas esta foi muito boa mesmo.
Agradecimentos especiais às pessoas que fizeram este evento (o último evento AIESECer do meu intercâmbio) ser tão maravilhoso, e isso inclui o OC, os membros da AIESEC Coimbra e os trainees.
Sexta-feira nos encontramos e ficamos passeando pela cidade e à noite fomos aos bares, a cidade inteira estava muito movimentada por ocasião da Queima das Fitas, porém acabamos desistindo de entrar nos concertos porque já era tarde e teríamos que pagar caro e arriscar não ver o único show que queríamos (Xutos e Pontapés).
Sábado andamos pela "alta" (parte alta da cidade), subimos as famosas "monumentais" (malditas escadas bué de grandes), conhecemos alguns prédios da Universidade e entramos na biblioteca MAIS LINDA DO MUNDO. Infelizmente não podíamos tirar fotos (óbvio que somos brasileiros e não desistimos nunca), mas vou ver se encontro fotos na internet para postar aqui. Depois de muito andarmos pela alta, almoçamos e fomos para as docas onde passamos a tarde.
À noite íamos jantar em um restaurante e recebemos a visita "surpresa" do nosso querido amigo Theo Risadinha (ok, para mim não foi surpresa porque eu já sabia :P). Depois do jantar fomos para os concertos, que aconteciam do outro lado do rio Mondego.
Domingo almoçamos no Jardim da Sereia (farofada, hahaha) e ficamos pela Praça da República, onde aconteceria o "Cortejo".
Aqui eu vou ter que abrir um parêntese e tentar explicar o que é o Cortejo com outras palavras que não sejam "muito massa".
Como eu já falei, em Coimbra os universitários ainda seguem muitas tradições, esta foi a 110º edição da Queima das Fitas, e o "Cortejo" é uma das partes da tradição onde cada turma de finalistas de cada curso na Universidade organiza caminhões todos decorados, como se fossem carros alegóricos, e saem desfilando na rua. A cidade praticamente para, todas as ruas do "centro" da cidade ficam fechadas, as ruas ficam tomadas de gente, de todas as idades, mas principalmente de jovens, e os estudantes vestidos em seus trajes tradicionais (parecidos com os trajes que eles usam em Hogwarts, no Harry Potter, daí o título do post) ficam desfilando - os finalistas em cima dos caminhões e os outros vão atrás do carro, no chão- e os finalistas ficam distribuindo bebida e comida de graça para todas as pessoas que estão assistindo.
O mais bizarro foi descobrir que são os próprios estudantes que pagam por tudo isso, eles gastam um bom dinheiro para organizar essa festa que é na rua, qualquer um participa. O "cortejo" acaba por ser como se fosse uma cerimônia de formatura, aberta ao público, que começa às 15h e vai até não sei que horas, porque tive que pegar o autocarro às 19h30.
Para variar, os brasileiros (para não dizer "os recifenses") já começaram a falar "parece o carnaval de Olinda", hahaha, o que me deixou bué confusa, porque eu não gosto de carnaval e eu simplesmente AMEI aquilo lá. Quer dizer, tenho uma teoria: lá em Coimbra não toca axé, nem forró, nem frevo...talvez seja por isso, hehehe.
Resumindo, o final de semana foi maravilhoso, revi pessoas que eu adorei conhecer e que eu não sei se verei novamente, aproveitamos muito, rimos muito e conhecemos várias pessoas "bué de fixe, pá".
Prometo postar fotos aqui, por sinal, tô LOUCA para ver as fotos, eu acabei tirando poucas e a maioria estão com o Pedro e a Melina, mas amanhã baixo as minhas e até semana que vem posto mais :)
Ah, preparem-se, tem foto minha com a capa de Harry Potter!
Aqui vão algumas que eu "roubei" do Facebook do Piotr.


Alguém acha que tem muito brasileiro em Portugal? Não, imagina...


Um comentário:
Luluca
Deve ser um evento bem legal. Diferente do que estamos acostumados a assistir. E a queima das fitas,o que é?
Beijos
Postar um comentário