quinta-feira, 28 de maio de 2009
Noticias de Londres
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Lu deixando de ser Lusitana
O blog continua, provavelmente com menos atualizações do que eu gostaria, mas estarei muito ocupada passeando por Londres, Liverpool, Dublin, Brighton...hehehe.
Os últimos dias aqui têm sido de bastante correria no trabalho e na vida pessoal, meu quarto tá de pernas pro ar, com 3 malas semi-feitas, roupas e coisas espalhadas por todos os cantos (logo eu que odeio bagunça!), listas de coisas a fazer e MUITAS coisas a fazer antes de partir, mas tudo há de se resolver.
Se eu não conseguir postar aqui antes de ir pra Londres, see you in London ;)
quinta-feira, 7 de maio de 2009
The memory remains
Ah, já que o meu pai perguntou e eu achei que mais alguém pudesse ter interesse em saber, aqui vai uma explicação da tradição da "Queima das Fitas":
A tradição de queimar as fitas remonta à década de 50 do século XIX. Há notícias desta época em que, Segundo Eduardo Proença-Mamede, "grupos de estudantes que, vendo-se passados nos exames do 4º. Ano, se juntavam por faculdade à Porta Férrea e faziam um cortejo até ao Largo da Feira e aí as fitas tinham um fim: eram queimadas numa pequena cova no chão onde ardia um pequeno fogo".
Mais tarde vieram as "festas do ponto" (latadas de fins do século XIX), nos Centenários que entre 1880 e 1898 homenageavam diversas figuras e factos, no Centenário da Sebenta e Enterro do Grau.
O acto de queimar as fitas é anterior à própria festa da Queima das Fitas. As "festas do ponto" serviam para assinalar o final do ano lectivo e a emancipação dos caloiros.
O primeiro acto conhecido das festas ligadas à Queima das Fitas, já com um programa estruturado, é de 1901. Nesse ano, em finais de Maio, os estudantes do IV ano jurídico organizaram um cortejo com cerca de 20 carros motorizados e a cavalo, enfeitados com flores e festões de murta. O cortejo levou cerca de hora e meia a percorrer o trajecto desde o Largo da Universidade até à Baixa. Os caloiros seguiam no cortejo amarrados por fitas vermelhas e com várias latas atadas com fios onde os doutores batiam com as bengalas.
Malta da IRW nas escadas "monumentais"
Biblioteca muito gira, toda em madeira e ouro (do Brasil, óbvio)









IRW Coimbra: Sérgio (Coimbra), Issam (Argélia), Kate (Macedônia), eu, Pedro, Theo, Melina e Eduardo (Brasil-sil-sil-sil)
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Harry Potter Land
Só tenho um comentário a fazer: BUÉ DE FIXE, PÁ!
A viagem Faro - Coimbra foi bué cansativa, a volta foi pior ainda, mas valeu MUITO, foi definitivamente uma das melhores IRW. Eu sei que cada vez que eu volto de uma IRW digo que foi a MELHOR, mas na verdade todas têm seus pontos positivos e negativos, mas esta foi muito boa mesmo.
Agradecimentos especiais às pessoas que fizeram este evento (o último evento AIESECer do meu intercâmbio) ser tão maravilhoso, e isso inclui o OC, os membros da AIESEC Coimbra e os trainees.
Sexta-feira nos encontramos e ficamos passeando pela cidade e à noite fomos aos bares, a cidade inteira estava muito movimentada por ocasião da Queima das Fitas, porém acabamos desistindo de entrar nos concertos porque já era tarde e teríamos que pagar caro e arriscar não ver o único show que queríamos (Xutos e Pontapés).
Sábado andamos pela "alta" (parte alta da cidade), subimos as famosas "monumentais" (malditas escadas bué de grandes), conhecemos alguns prédios da Universidade e entramos na biblioteca MAIS LINDA DO MUNDO. Infelizmente não podíamos tirar fotos (óbvio que somos brasileiros e não desistimos nunca), mas vou ver se encontro fotos na internet para postar aqui. Depois de muito andarmos pela alta, almoçamos e fomos para as docas onde passamos a tarde.
À noite íamos jantar em um restaurante e recebemos a visita "surpresa" do nosso querido amigo Theo Risadinha (ok, para mim não foi surpresa porque eu já sabia :P). Depois do jantar fomos para os concertos, que aconteciam do outro lado do rio Mondego.
Domingo almoçamos no Jardim da Sereia (farofada, hahaha) e ficamos pela Praça da República, onde aconteceria o "Cortejo".
Aqui eu vou ter que abrir um parêntese e tentar explicar o que é o Cortejo com outras palavras que não sejam "muito massa".
Como eu já falei, em Coimbra os universitários ainda seguem muitas tradições, esta foi a 110º edição da Queima das Fitas, e o "Cortejo" é uma das partes da tradição onde cada turma de finalistas de cada curso na Universidade organiza caminhões todos decorados, como se fossem carros alegóricos, e saem desfilando na rua. A cidade praticamente para, todas as ruas do "centro" da cidade ficam fechadas, as ruas ficam tomadas de gente, de todas as idades, mas principalmente de jovens, e os estudantes vestidos em seus trajes tradicionais (parecidos com os trajes que eles usam em Hogwarts, no Harry Potter, daí o título do post) ficam desfilando - os finalistas em cima dos caminhões e os outros vão atrás do carro, no chão- e os finalistas ficam distribuindo bebida e comida de graça para todas as pessoas que estão assistindo.
O mais bizarro foi descobrir que são os próprios estudantes que pagam por tudo isso, eles gastam um bom dinheiro para organizar essa festa que é na rua, qualquer um participa. O "cortejo" acaba por ser como se fosse uma cerimônia de formatura, aberta ao público, que começa às 15h e vai até não sei que horas, porque tive que pegar o autocarro às 19h30.
Para variar, os brasileiros (para não dizer "os recifenses") já começaram a falar "parece o carnaval de Olinda", hahaha, o que me deixou bué confusa, porque eu não gosto de carnaval e eu simplesmente AMEI aquilo lá. Quer dizer, tenho uma teoria: lá em Coimbra não toca axé, nem forró, nem frevo...talvez seja por isso, hehehe.
Resumindo, o final de semana foi maravilhoso, revi pessoas que eu adorei conhecer e que eu não sei se verei novamente, aproveitamos muito, rimos muito e conhecemos várias pessoas "bué de fixe, pá".
Prometo postar fotos aqui, por sinal, tô LOUCA para ver as fotos, eu acabei tirando poucas e a maioria estão com o Pedro e a Melina, mas amanhã baixo as minhas e até semana que vem posto mais :)
Ah, preparem-se, tem foto minha com a capa de Harry Potter!
Aqui vão algumas que eu "roubei" do Facebook do Piotr.


Alguém acha que tem muito brasileiro em Portugal? Não, imagina...

