quinta-feira, 2 de abril de 2009

IRW Porto 2009

No final de semana dos dias 28 e 29 de Março ocorreu a IRW Porto. Para quem não sabe o que é, a IRW (International Reception Weekend) é um evento organizado mensalmente (quase) pelos comitês da AIESEC em Portugal, cada mês um comité organiza. A ideia é reunir todos os trainees, de todos os comités, para integração e para que conheçam cada vez uma cidade diferente. Desta vez, “calhou” de ser no Porto.

Fomos para o Porto na sexta-feira à tarde pois demora OITO horas para chegarmos ao Porto de autocarro e o evento começava sábado pela manhã. Sábado fomos para a Faculdade de Economia do Porto, onde fica o comitê da AIESEC que estava organizando (@FEP). Ficamos no comitê até a hora do almoço, esperando todos os trainees chegarem de tudo que era canto. Enquanto isso, comprei os ingressos do U2, aproveitando a internet “à borla”! ;)

Depois de estarmos todos reunidos, almoçamos no “RU” da Faculdade e pegamos o trem para irmos até a Estação São Bento, que fica bem no centro do Porto e é muito gira. De lá fomos até a Sé, depois até a Igreja dos Clérigos, onde fica a Torre dos Clérigos, que tem uma vista lindíssima da cidade do Porto.

Vista do Alto da Torre dos Clérigos

Depois de quase morrer no sobe-desce dos 225 degraus (pela segunda vez, pois já havia ido lá no Natal com a Hermínia), fomos ao Museu da Fotografia, que fica no antigo presídio do Porto e depois em uma livraria muito antiga e muito gira, a Lello. Saindo de lá, fomos até o Pavilhão Rosa Mota (pavilhão de desportos), que fica nos Jardins do Palácio de Cristal, onde aproveitamos para fazer um piquenique (para não dizer uma farofada) com vista para o Rio Douro. Saindo de lá, passamos pelo Bolhão (mercado de peixes, frutas, etc.) e pela rua Santa Catarina, bem no centro do Porto e depois fomos para o nosso hostel descansar. À noite fomos jantar em um restaurante, comer “francesinhas” (prato típico do Porto, MUITO bom) e assistir o jogo Portugal x Suécia. Saindo do restaurante começamos um “tour”, onde parávamos em bares para experimentar bebidas típicas do Porto, até chegarmos na Ribeira (o lugar mais lindo do Porto, na minha opinião). Depois resolvemos ir em uma discoteca, guiados pelo nosso amigo Qadir, com diversos estilos de música (subsolo: rock, 1º andar: latino, 2º andar: eletrônico). Chegando lá, olho para o lado e dou de cara com a minha amiga Fran, que está morando no Porto. Inacreditável! Foi muuito giro! Certamente foi um dos lugares que eu mais gostei desde que cheguei aqui, até porque, quando estávamos por ir embora tocou “Self Esteem”, do Offspring. Juro. Não pude acreditar. Tive que obrigar todo mundo a ficar até o fim da música, mesmo tendo que acordar cedo no dia seguinte. Ah, para piorar, tínhamos 1h de sono a menos, pois começava o horário de verão, que, por sinal, ADORO.

Domingo, fomos até Vila Nova de Gaia (cidade que fica do outro lado do Rio Douro), atravessando a ponte, para conhecer as caves de Vinho do Porto. Tomamos o nosso “pequeno almoço” na beira do rio, foi muito giro, e depois seguimos até a cave Croft, onde conhecemos as instalações e provamos o vinho do Porto branco e o “tinto”. Saindo de lá, fomos conhecer mais uma cave, a Offley, onde fizemos basicamente a mesma coisa.

Trainees da @Portugal: Diana (Romênia), Fernando, Theo, Melina, eu (Brasil), Qadir (Índia), Issam (Argélia) e Sara (México). Faltaram o russo e o polonês na foto.

Tomando um vinho do Porto no Castelo de Caras. NOT.


Saímos das caves e resolvemos atravessar por cima da ponte Maria Pia, o que foi uma ideia muito boa, a vista é linda, porém a subida é bué cansativa. Depois disso, pegamos o “eléctrico”, um daqueles bondes bem antigos, mas antigos meeeesmo, daqueles que tem que virar o banco e trocar a posição do cabo quando troca a linha. Fomos até a Foz, onde almoçamos (farofada de novo) e depois voltamos para a Ribeira, onde tiramos a última foto de todos reunidos (não tenho aqui) e pegamos nossas mochilas antes de ir para a rodoviária.
A viagem foi ótima, adorei os passeios e as companhias. A malta da AIESEC do Porto é muito fixe, pá. Agradecimentos especiais à nossa guia, Helena.


Sobre a viagem de volta, não vou nem comentar. Das 8h de viagem eu dormi ZERO, porque as pessoas ouvem seu ipods tão alto, mas tão alto, que eu não conseguia dormir com o barulho. Fora isso, sempre tem um(a) brasileiro(a) para fazer escândalo, passar vergonha e bagunçar a viagem de todos. Nessas horas fico com muita vergonha alheia.

9 comentários:

Leandro CP disse...

querida Lu,
favor ser amiga e me mandar um email explicando o que exatamente é a AIESEC e o que tu faz.
sem mais,

Theo Conti disse...

hahaha Adorei a mensagem anterior! Desafio lançado Lu! Diga-lhe!

Eu e tu a tomar vinho no Castelo de Caras? De onde tiraste isso? Que coisa mais SUBCELEBRIDADE. Isto é porque tu usas Twitter? Ah, que horror!

PS: adorei teu lenço azul emprestado da Helena para as pombas não cagarem em ti! hahahaha Pronto, falei!

Luuuuuuuu, quando vamos viajar novamente?!

Pai disse...

Luluca
Tambem achei a Ribeira o lugar mais legal do Porto.Tinha certeza que ias gostar. E o roteiro das caves deve ter sido muito bacana. Taí uma coisa que a gente nunca fêz aí e hoje me arrependo não ter curtido Vila Nova de Gaia.Gostei da tua jaqueta e lenços.
Beijos

mãe disse...

Oi, amada!
Adoro ver e te ver nas fotos.
É muito bom saber que estás vivendo dias inesquecíveis.
Mil beijos.

sophia disse...

e essa jaquetinha aí? aha-zou! é brasileira ou européia?
bjo, morrendo de saudade!!

laura disse...

ótimas as fotos!

bjos

Luciana Saraiva disse...

Nego: farei um POST sobre AIESEC e o que eu faço. Prometo.
Theo: invejoso (só para não perder o costume, hahaha). Também quero mais trips!
Sophi: comprei aqui! Gira, não?
Beijos a todos que ainda lêem e comentam meu blog!

leomereu disse...

por que todo mundo em portugal usa lenço palestino?

é isso que chamam de moda?

blérgh.

saudade de ti e da patikú.

helena disse...

oi!!! adorei a referência á minha pessoa!!! obrigadão!!!!

beijo